Existem basicamente dois tipos de sistemas de tração 4×4: Part Time e Full Time. O sistema Part Time 4×4 é para ser usado somente em off-road e andar com tração 4×4 acionada em asfalto, cidade ou piso com alto atrito pode ser danoso para a transmissão.
Para desligar, ou desacoplar, as rodas dianteiras do contato com a transmissão, este modelo de veículo 4×4 tem a roda-livre, dispositivo inventado pela Warn na década de 1940, que é montado das duas rodas dianteiras. Pode ser de acionamento automático ou manual.
No modelo manual o condutor deve sair do carro e ir até as duas rodas dianteiras para girar a chave de cada roda-livre manualmente, preparando o carro para engatar a tração nas quatro rodas. Feito isto ele retorna ao veículo e aciona a tração dianteira por alavanca ou por acionamento eletrônico.
No sistema automático basta acionar a tração 4×4 de dentro do veículo, o engate das rodas dianteiras à transmissão acontece sem necessidade de intervenção do condutor. O melhor sistema é o manual, que está rapidamente caindo em desuso, pois não depende de fios, botões, controladores eletrônicos, solenoides e uma miríade de recursos para uma operação tão simples. O risco de defeito, falha no acionamento ou desativação, é muito menor.
Roda-livre premium da Warn (foto Warn/USA)
Roda-livre automática (foto Curso Técnica 4×4)
Se este artigo foi útil para você e ficou interessado em aprender mais para usar o seu 4x4, sugiro se inscrever hoje mesmo em nosso Curso Técnica 4×4 EAD, o mundo ficará pequeno depois de conhecer como usar sua máquina 4x4!
Artigo de: João Roberto Gaiotto
Comments