A roda-livre

Atualizado: 21 de Jul de 2020

Existem basicamente dois tipos de sistemas de tração 4×4: Part Time e Full Time. O sistema Part Time 4×4 é para ser usado somente em off-road e andar com tração 4×4 acionada em asfalto, cidade ou piso com alto atrito pode ser danoso para a transmissão.


Para desligar, ou desacoplar, as rodas dianteiras do contato com a transmissão, este modelo de veículo 4×4 tem a roda-livre, dispositivo inventado pela Warn na década de 1940, que é montado das duas rodas dianteiras. Pode ser de acionamento automático ou manual.


No modelo manual o condutor deve sair do carro e ir até as duas rodas dianteiras para girar a chave de cada roda-livre manualmente, preparando o carro para engatar a tração nas quatro rodas. Feito isto ele retorna ao veículo e aciona a tração dianteira por alavanca ou por acionamento eletrônico.


No sistema automático basta acionar a tração 4×4 de dentro do veículo, o engate das rodas dianteiras à transmissão acontece sem necessidade de intervenção do condutor.  O melhor sistema é o manual, que está rapidamente caindo em desuso, pois não depende de fios, botões, controladores eletrônicos, solenoides e uma miríade de recursos para uma operação tão simples. O risco de defeito, falha no acionamento ou desativação, é muito menor.

rodalivre_curso4x4_warn_cursooffroad_curso-offroad_4x4_direcao4x4_tecnica4x4

Roda-livre premium da Warn (foto Warn/USA)


rodalivre_curso4x4_cursooffroad_curso-offroad_4x4_direcao4x4_tecnica4x4_001.jpg

Roda-livre automática (foto Curso Técnica 4×4)


Se este artigo foi útil para você e ficou interessado em aprender mais para usar o seu 4x4, sugiro se inscrever hoje mesmo em nosso Curso Técnica 4×4 EAD, o mundo ficará pequeno depois de conhecer como usar sua máquina 4x4!


Artigo de: João Roberto Gaiotto

#curso4x4 #cursooffroad #treinamento4x4 #treinamentooffroad #suv4x4 #Warn #avm #tecnica4x4 #offroad #rodalivre #aventura #aventurasegura #trilha4x4

#direçãodefensiva #trilha #capacitação4x4 #pratica4x4 #condução4x4

3 visualizações0 comentário