Quem compra um 4×4 não vê a hora de sair e batizar o equipamento em algum atoleiro, visitar um recanto distante, rodar na areia da praia e sentir toda a liberdade que um automóvel 4×2 não é capaz de dar. Este batismo pode acabar bem, com boas lembranças do dia ou nem terminar, quando se passa a noite atolado no meio do mato sem qualquer chance de pedir socorro. Acredite, isto acontece com certa frequência.
Após o batismo vem a lista de acessórios e muita gente esquece de um item muito importante para usar bem o carro; o treinamento para conhecer os recursos do novo equipamento e aprender a levá-lo em off-road. Mas, para quê investir em um treinamento de condução se já sei dirigir? Acontece que autoescola não ensina off-road e tem muita informação que o condutor precisa saber para evitar problemas.
Para esclarecer um pouco a questão listamos cinco motivos para se aprender condução 4×4, confira abaixo e veja se concorda comigo.
O primeiro é a segurança. Ao conduzir corretamente seu veículo, entender como ele se comporta em uma trilha e tomar conhecimento dos riscos o condutor tem plena consciência do que pode fazer e o que precisa ser evitado. Após o treinamento ele cuida melhor de si, de seus passageiros e de seu veículo evitando acidentes.
O segundo é a economia. Podemos dizer, sem muito risco de errar, que o primeiro motivo influencia em parte o segundo. Ao cuidar da segurança o condutor evita armadilhas que podem danificar o carro. Uma abordagem desastrada pode danificar carroceria, para-choques, estribos, partes inferiores, quebrar um diferencial, ponta de eixo, embreagem e até um motor inteiro. A lista é maior, vamos ficar por aqui.
O terceiro motivo é a janela para novas amizades. Nestes anos de treinamentos pelo Brasil percebi como é importante o momento do curso para que pessoas se conheçam, troquem experiências e formem grupos de amigos para viagens off-road. O curso é um terreno fértil para novas amizades. Bom, até casamento já consegui arrumar.
O quarto motivo é a chance de conhecer as cercanias da cidade e região onde mora. O curso não compreende destinos turísticos, vez por outra pode incluir um passeio conjunto, mas invariavelmente é realizado em área fechada ou pequenos circuitos. Mesmo assim noto a surpresa de alguns alunos quando chegamos na área de exercícios, eles ficam empolgados em saber da disponibilidade daquela região, tão perto de casa e completamente desconhecida. O curso abre a porteira para novos recantos, lugares bonitos que proporcionam momentos de descanso para família e amigos além de desafios para testar o conhecimento adquirido no treinamento.
E o quinto e último motivo é reservado para quem ainda não tem um 4×4. O curso ajuda a conhecer o que cada modelo tem de recurso e limitação, o que cada marca pode entregar ao futuro proprietário. Ao optar pela aula prática, o aluno ainda sem 4x4 acompanha os colegas de turma e novos amigos com seus veículos. Ele pode perceber o que faz um modelo e o que deixa de fazer o outro. Isto auxilia na tomada de decisão para escolher aquele 4×4 que será seu fiel parceiro nas futuras viagens e desafios off-road. Como é que este aluno sem carro faz a aula prática? Ele aluga um 4×4, confira nossa página sobre esta possbilidade.
Resumindo tudo, sabemos que investir em um treinamento vale cada centavo, que se reverte em plena satisfação de saber exatamente como usar os recursos do veículo 4×4 que tem nas mãos. É bom para o bolso e tudo o que é bom para nosso bolso alegra o espírito, não é mesmo?!
Se precisa de dicas super legais para usar o seu 4x4, ou quer iniciar no fascinamente universo off-road sugiro se inscrever hoje mesmo em nosso nosso Curso Técnica 4×4 EAD, o mundo ficará pequeno depois de conhecer como usar sua máquina 4x4!
Artigo de: João Roberto Gaiotto Fotos: Técnica 4x4
Comentarios